domingo, 20 de dezembro de 2009

Criadores ou criação? O exemplo dos cultos à carga.

Postado pelo Professor e também Procurador Federal Daniel Gadelha

"Discutir Deus e Religião é um tabu. A simples menção do assunto provoca angústia nos mais passionais. No entanto, para alcançar o esclarecimento e descobrir a verdade, é preciso questionar, duvidar e por à prova as idéias que são aceitas pela maioria.


Numa investigação, seja de que espécie for, se queremos validar uma hipótese, é preciso, antes, relatar tudo que cremos que poderia invalidá-la.

O fato é que a maioria das pessoas acredita em coisas realmente fantásticas sem questionarem sobre a veracidade das proposições em que baseiam sua crença.

Antes de tecer qualquer julgamento é interessante conhecer o caso do “culto à carga” e entender como nascem os Deuses e Religiões.

O culto a carga é um fenômeno religioso que aparece em sociedades tribais quando entram em contato com a civilização ocidental, industrializada. Os nativos isolados, quando em contato com a “civilização”, não entendem certos aspectos da vida das comunidades tecnologicamente mais desenvolvidas e acabam associando tais aspectos ao sobrenatural.

Tal fenômeno já foi observado diversas vezes, e o mais impressionante, em populações que não mantinham contato uma com a outra. Muitos foram registrados em ilhas da Oceania, onde os nativos foram expostos de forma abrupta ao contanto com o homem branco durante a segunda grande guerra.

O que ocorre é que os nativos, ao observarem tais grupos recebendo suprimentos por barco ou avião e não compreendendo a origem deles acabam achando que algum ‘deus’ ou ‘entidade sobrenatural’ os enviou.

Então adotam rituais imitando os gestos e a vestimenta dos grupos ocidentalizados, para também ‘atraírem’ as entidades espirituais e receberem o benefício da ‘carga’.

Em um desse cultos à carga criou-se até uma figura messiânica, John Frum, uma espécie de Jesus para os nativos. Ele é descrito como um soldado americano da Segunda Guerra Mundial, que trará saúde e prosperidade para as pessoas que o seguirem. Prega-se também que no dia do juízo final ele trará a última carga de avião para os nativos e nada mais faltará para os fiéis.

Notem que é um comportamento natural do homem tentar encontrar explicações para os fenômenos que não entende. E na falta de conhecimento para elaboração de uma explicação natural e racional, a explicação sobrenatural vem bem a calhar.

Não teriam nascido de forma semelhante todas as religiões que existem hoje no mundo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
QUANTAS PESSOAS JÁ VISITARAM ESSE BLOG?
Contador de Visitas