sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ONU critica condenação de dissidente na China como retrocesso

da Folha Online

"A alta comissária para Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), Navi Pillay, criticou nesta sexta-feira a condenação do líder dissidente chinês Liu Xiaobo como um retrocesso na abertura democrática no país. Liu foi condenado a 11 anos de prisão por subversão.

"Casos como os de Liu Xiaobo arriscam não apenas interromper, como seriamente reverter o momento" rumo ao aumento das liberdades democráticas na China, disse.

A organização de direitos humanos Human Rights Watch disse que a sentença contra Liu mostra que o governo chinês adotará uma linha dura contra os ativistas no próximo ano.

"O veredicto é um alerta explícito do governo aos intelectuais da China, ativistas da sociedade civil e defensores dos direitos humanos de que o Estado punirá severamente aqueles que representarem uma ameaça ao seu monopólio no poder", disse a pesquisadora do grupo, Phelim Kine.

Liu foi condenado por "subversão", um ano depois de ter defendido a democratização na China como um dos autores da "Carta 08".

Xiaobo, escritor e ex-professor universitário que completará 54 anos no dia 28 de dezembro, passou 18 meses na cadeia após a repressão do movimento pró-democracia da Praça da Paz Celestial (Tiannamen) de Pequim em junho de 1989 e cumpriu três anos de sentença em um "campo de reeducação pelo trabalho", de 1996 a 1999. "


 

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
QUANTAS PESSOAS JÁ VISITARAM ESSE BLOG?
Contador de Visitas