quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SÍNDROME DE PICA??




Calma, caros leitores. Não é uma postagem obscena. Síndrome de Pica é o nome de uma doença que acomete muitas pessoas, especialmente mulheres grávidas e crianças, e que consiste em um apetite compulsivo por objetos não comestíveis, como terra, tecidos, cola, gelo e cabelo.
Em pessoas com doença mental é extremamente perigoso, pois envolve apetite por ingerir objetos pontiagudos, como agulhas, pregos e alfintes. E é aqui que queremos chegar.
Uma criança de 02 (dois) anos foi internado com aproximadamente 50 agulhas de tricot espalhadas pelo corpo, uma delas tendo perfurado o pulmão, o que levou os médicos a realizarem um dreno.
Não sou médico nem especialista, então resolvi consultar um, que me disse estar a par do caso e asseverou que, pelas fotos da radiografia exibidas na Internet, com certeza não se tratava da Síndrome de Pica, visto que não é possível que, tendo sido todas as agulhas ingeridas pela criança, tenham uma distribuição corporal tão sem uniformidade.
Asseverou ainda o especialista que é possível que pacientes acometidos pela síndrome de Pica eventualmente apresentem objetos em lugares estranhos, mas muito provavelmente em razão de perfuração de alguns órgãos ligados ao aparelho digestivo, como esôfago, estômago etc. No caso em comento, seria inviável uma tal distribuição das agulhas. Conclusão: as agulhas foram introduzidas na criança pela pele.
Isso nos faz pensar em duas coisas: a dor sentida pela vítima e o que diabos se passava na cabeça do agresor. Alguma sanha sádica, talvez??
Talvez a realização de algum ritual religioso na criança?? Certo é que, qualquer que seja a resposta, pelas notícias divulgadas na Internet, as pessoas que detêm a guarda da criança têm algum tipo de responsabilidade no caso, seja em razão da falta de vigilância (negligência), seja em razão de eventual conduta dolosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
QUANTAS PESSOAS JÁ VISITARAM ESSE BLOG?
Contador de Visitas